Meu filho de 8 anos tinha que definir a Umbanda para um trabalho da escola e me pediu ajuda. Ficou assim o trabalho:
A Umbanda cultua os Orixás mas acredita em um único Deus, chamado de ZAMBI, o Criador. É, portanto, uma religião monoteísta.
É uma religião brasileira. Foi fundada no ano de 1908 no Rio de Janeiro, por espíritos de luz que se manifestaram através do famoso médium Zélio de Moraes.
Os fundamentos da Umbanda, porém, são muito antigos. É uma grande mistura de conhecimentos e sabedorias vindas de vários lugares do planeta.
Os umbandistas acreditam na existência de 7 forças espirituais que atuam aqui na Terra. Essas forças são chamadas de Orixás, e são forças da natureza.
Os 7 Orixás são os seguintes: três masculinos - OGUM, OXOSSI E XANGÔ; e três femininos - YEMANJÁ, OXUM E IANSÃ. A reunião dessas seis forças forma o Orixá maior, que é chamado de OXALÁ e é representado por Nosso Senhor Jesus Cristo.
A cada Orixá tem uma cor. Oxalá é o branco, a Ogum o vermelho, a Oxossi o verde, a Xangô o marrom; Yemanjá o azul, Oxum o amarelo e Yansã o laranja.
A Umbanda ensina que quando morremos a nossa vida não acaba. Ela continua, só que sem o corpo. Viramos, então, espíritos.
Aqui na terra vivem misturadas pessoas boas e pessoas más, mas no mundo espiritual não é assim. Os espíritos maus são pesados e caem. Os bons são leves e sobem.
Numa gira de Umbanda, os espíritos bons descem do céu onde vivem (na Umbanda o céu chama-se Aruanda) para atender ao nosso chamado aqui na Terra. Eles vem para nos ajudar a vencer os nossos problemas, e os problemas das pessoas através da nossa mediunidade (capacidade de incorporar espíritos).
Muitos espíritos de índios e negros são muito sábios e humildes, e por isso possuem muita luz. Esses índios são chamados de Caboclos e os negros são os Pretos-Velhos. Eles são os grandes trabalhadores do céu do Brasil.
Quem comanda um trabalho de Umbanda é o Pai-de-Santo, uma pessoa preparada para isso, que entende linguagem espiritual e sabe cuidar da mediunidade das pessoas.
Umbanda é luz, som e movimento;
Umbanda é fé, amor e caridade;
Umbanda é uma força que nos dá vida e à grandeza nos conduz.
“A verdadeira Umbanda acontece na simplicidade, dentro do coração.”
Pai Leo
Nenhum comentário:
Postar um comentário