segunda-feira, 23 de abril de 2012
Esta semana será gira de caboclo de Ogum, estou ansiosa.
A energia do meu pai Ogum é tão forte que me deixa eufórica uma semana antes.
Sou mulher, sou "frágil", sou sentimento a flor da pele, tenho um espirito de mãe que só poderia ser filha de Iemanjá mesmo, mas ao mesmo tempo tenho uma força e uma determinação que meu pai só poderia ser Ogum.
Desde que me entendo por gente tenho uma paixão por Ogum que não entendia. Hoje entendo e me apaixono cada dia mais.
Saravá meu pai Ogum!
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Pai o que é a umbanda?
Meu filho de 8 anos tinha que definir a Umbanda para um trabalho da escola e me pediu ajuda. Ficou assim o trabalho:
A Umbanda cultua os Orixás mas acredita em um único Deus, chamado de ZAMBI, o Criador. É, portanto, uma religião monoteísta.
É uma religião brasileira. Foi fundada no ano de 1908 no Rio de Janeiro, por espíritos de luz que se manifestaram através do famoso médium Zélio de Moraes.
Os fundamentos da Umbanda, porém, são muito antigos. É uma grande mistura de conhecimentos e sabedorias vindas de vários lugares do planeta.
Os umbandistas acreditam na existência de 7 forças espirituais que atuam aqui na Terra. Essas forças são chamadas de Orixás, e são forças da natureza.
Os 7 Orixás são os seguintes: três masculinos - OGUM, OXOSSI E XANGÔ; e três femininos - YEMANJÁ, OXUM E IANSÃ. A reunião dessas seis forças forma o Orixá maior, que é chamado de OXALÁ e é representado por Nosso Senhor Jesus Cristo.
A cada Orixá tem uma cor. Oxalá é o branco, a Ogum o vermelho, a Oxossi o verde, a Xangô o marrom; Yemanjá o azul, Oxum o amarelo e Yansã o laranja.
A Umbanda ensina que quando morremos a nossa vida não acaba. Ela continua, só que sem o corpo. Viramos, então, espíritos.
Aqui na terra vivem misturadas pessoas boas e pessoas más, mas no mundo espiritual não é assim. Os espíritos maus são pesados e caem. Os bons são leves e sobem.
Numa gira de Umbanda, os espíritos bons descem do céu onde vivem (na Umbanda o céu chama-se Aruanda) para atender ao nosso chamado aqui na Terra. Eles vem para nos ajudar a vencer os nossos problemas, e os problemas das pessoas através da nossa mediunidade (capacidade de incorporar espíritos).
Muitos espíritos de índios e negros são muito sábios e humildes, e por isso possuem muita luz. Esses índios são chamados de Caboclos e os negros são os Pretos-Velhos. Eles são os grandes trabalhadores do céu do Brasil.
Quem comanda um trabalho de Umbanda é o Pai-de-Santo, uma pessoa preparada para isso, que entende linguagem espiritual e sabe cuidar da mediunidade das pessoas.
Umbanda é luz, som e movimento;
Umbanda é fé, amor e caridade;
Umbanda é uma força que nos dá vida e à grandeza nos conduz.
“A verdadeira Umbanda acontece na simplicidade, dentro do coração.”
Pai Leo
A Umbanda cultua os Orixás mas acredita em um único Deus, chamado de ZAMBI, o Criador. É, portanto, uma religião monoteísta.
É uma religião brasileira. Foi fundada no ano de 1908 no Rio de Janeiro, por espíritos de luz que se manifestaram através do famoso médium Zélio de Moraes.
Os fundamentos da Umbanda, porém, são muito antigos. É uma grande mistura de conhecimentos e sabedorias vindas de vários lugares do planeta.
Os umbandistas acreditam na existência de 7 forças espirituais que atuam aqui na Terra. Essas forças são chamadas de Orixás, e são forças da natureza.
Os 7 Orixás são os seguintes: três masculinos - OGUM, OXOSSI E XANGÔ; e três femininos - YEMANJÁ, OXUM E IANSÃ. A reunião dessas seis forças forma o Orixá maior, que é chamado de OXALÁ e é representado por Nosso Senhor Jesus Cristo.
A cada Orixá tem uma cor. Oxalá é o branco, a Ogum o vermelho, a Oxossi o verde, a Xangô o marrom; Yemanjá o azul, Oxum o amarelo e Yansã o laranja.
A Umbanda ensina que quando morremos a nossa vida não acaba. Ela continua, só que sem o corpo. Viramos, então, espíritos.
Aqui na terra vivem misturadas pessoas boas e pessoas más, mas no mundo espiritual não é assim. Os espíritos maus são pesados e caem. Os bons são leves e sobem.
Numa gira de Umbanda, os espíritos bons descem do céu onde vivem (na Umbanda o céu chama-se Aruanda) para atender ao nosso chamado aqui na Terra. Eles vem para nos ajudar a vencer os nossos problemas, e os problemas das pessoas através da nossa mediunidade (capacidade de incorporar espíritos).
Muitos espíritos de índios e negros são muito sábios e humildes, e por isso possuem muita luz. Esses índios são chamados de Caboclos e os negros são os Pretos-Velhos. Eles são os grandes trabalhadores do céu do Brasil.
Quem comanda um trabalho de Umbanda é o Pai-de-Santo, uma pessoa preparada para isso, que entende linguagem espiritual e sabe cuidar da mediunidade das pessoas.
Umbanda é luz, som e movimento;
Umbanda é fé, amor e caridade;
Umbanda é uma força que nos dá vida e à grandeza nos conduz.
“A verdadeira Umbanda acontece na simplicidade, dentro do coração.”
Pai Leo
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
A cada dia que passa - parte II
Dia 27/10/2011 - Gira de preto-velho.
Hoje o meu dia foi tranquilo, estava mal do estômago e não fui trabalhar, passei o dia com o meu sobrinho de 01 aninho que é um verdadeiro anjinho e fui pro terreiro com a alma sossegada.
A gira começou e vovó Margarida (a preta-velha que me emocionou na última gira) chegou.
Fiquei esperando um momento para que eu pudesse ir falar com ela, mas antes mesmo de eu dar o primeiro passo, me chamaram para cambonear ela e é claro que eu fui, feliz da vida.
Uma irmã da corrente se aproximou e deu uma bonequinha de presente pra vovó Margarida. Nossa! Ela ficou muito feliz, disse que nunca teve uma bonequinha, parecia uma criança com o olhinho brilhando.
Depois das consultas eu perguntei se ela lembrava de mim, da última gira. Ela sorriu e disse que tinha pensado muito em mim, mas que não lembrava do meu rosto. Disse que ficou muito feliz por eu estar ali camboneando ela, me abençoou, me deu de presente um rosário pequenininho que estava na mão dela (para me proteger) e é claro que mais uma vez, tirou lágrimas dos meus olhos.
Muito obrigada vovó Margarida!!!
Hoje o meu dia foi tranquilo, estava mal do estômago e não fui trabalhar, passei o dia com o meu sobrinho de 01 aninho que é um verdadeiro anjinho e fui pro terreiro com a alma sossegada.
A gira começou e vovó Margarida (a preta-velha que me emocionou na última gira) chegou.
Fiquei esperando um momento para que eu pudesse ir falar com ela, mas antes mesmo de eu dar o primeiro passo, me chamaram para cambonear ela e é claro que eu fui, feliz da vida.
Uma irmã da corrente se aproximou e deu uma bonequinha de presente pra vovó Margarida. Nossa! Ela ficou muito feliz, disse que nunca teve uma bonequinha, parecia uma criança com o olhinho brilhando.
Depois das consultas eu perguntei se ela lembrava de mim, da última gira. Ela sorriu e disse que tinha pensado muito em mim, mas que não lembrava do meu rosto. Disse que ficou muito feliz por eu estar ali camboneando ela, me abençoou, me deu de presente um rosário pequenininho que estava na mão dela (para me proteger) e é claro que mais uma vez, tirou lágrimas dos meus olhos.
Muito obrigada vovó Margarida!!!
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
"Filha de mulambo tropeça mas não cai"
Eu estava na corrente, quase no final da gira de Exu, ela estava sentada no chão atendendo aos irmãos que a procuraram naquele dia para consulta. Quando as consultas terminaram ela levantou veio na minha direção, me cumprimentou e saiu. Derrepente ela voltou e me disse "filha de Mulambo tropeça mas não cai".
Não esperava e fiquei sem palavras. Fui pra casa e os dias se passaram...
No dia 12/10/2011 fui até o terreiro, estava angustiada e precisava muito de uma energia boa que me ajudasse a afastar pensamentos horriveis que estavam me deixando fora de mim. Era gira de Exu, peguei minha senha, acompanhei a gira até que o meu número foi chamado. Me sentei e comecei a conversar com a entidade e quem era????? Era ela, Maria Mulambo.
Me aconselhou, me confortou, me deu "paz de espirito" e força para continuar a minha caminhada.
Obrigada mãe Maria Mulambo!
Laroiê
Não esperava e fiquei sem palavras. Fui pra casa e os dias se passaram...
No dia 12/10/2011 fui até o terreiro, estava angustiada e precisava muito de uma energia boa que me ajudasse a afastar pensamentos horriveis que estavam me deixando fora de mim. Era gira de Exu, peguei minha senha, acompanhei a gira até que o meu número foi chamado. Me sentei e comecei a conversar com a entidade e quem era????? Era ela, Maria Mulambo.
Me aconselhou, me confortou, me deu "paz de espirito" e força para continuar a minha caminhada.
Obrigada mãe Maria Mulambo!
Laroiê
A cada dia que passa...
No dia 06/10/2011 foi gira de preto velho, neste dia eu estava muito mal, chorei muito durante a gira, não cosegui me concentrar em nada, não queria falar com ninguém. Uma capitã amiga minha perguntou se eu queria cambonear um preto velho e eu disse que não queria, só precisava ficar quietinha no meu canto. Logo depois outro capitão pediu para eu cambonear uma preta velha que estava conversando com uma irmã da corrente. Sentei ao lado delas e não falei nadinha, apenas fiquei escutando a conversa.
A irmã que estava consultando passava por um problema muito parecido com o meu. Depois q ela falou sobre seu problema a preta velha pegou na mão dela e na minha mão e disse: "Oque eu vou dizer agora serve pra vocês duas...", nos aconselhou com toda a sua doçura e mesmo sem eu falar um "A", realmente tudo oq ela falou serviu direitinho para o momento que eu estava passando. Como todas as semanas, sai de lá aliviada e me sentindo muito melhor.
A cada dia que passa me encanto e me apaixono mais por essa maravilhosa Umbanda que nos ensina e nos acolhe com tanto amor.
A irmã que estava consultando passava por um problema muito parecido com o meu. Depois q ela falou sobre seu problema a preta velha pegou na mão dela e na minha mão e disse: "Oque eu vou dizer agora serve pra vocês duas...", nos aconselhou com toda a sua doçura e mesmo sem eu falar um "A", realmente tudo oq ela falou serviu direitinho para o momento que eu estava passando. Como todas as semanas, sai de lá aliviada e me sentindo muito melhor.
A cada dia que passa me encanto e me apaixono mais por essa maravilhosa Umbanda que nos ensina e nos acolhe com tanto amor.
terça-feira, 11 de outubro de 2011
O Sol e a Lua!!!
"O homem é o Sol e a mulher é a Lua. Ele é a força e ela a magia. A força do homem pertence à mulher. Ele a usa quando vê em perigo a dócil mãe dos seus filhos e a ferrenha parceira na luta pela sobrevivência. Protege a bela e apaixonante amante espiritual, a inspiradora da sua luta, a razão da sua existência, a provedora da sua felicidade. E ela, a mulher, como a Lua, sabe usar a magia ao eleger o homem, força e complemento de sua feminilidade...Nenhum é mais que o outro. Eles são ambos, complementos do amor. Não posso imaginar nosso mundo sem existir a força do Sol e a magia da Lua." (Caboclo Junco Verde no livro "Grifos do Passado"/ Fernando Guimarães, Cap. 26 pág 222).
Os Chakras na Umbanda
É de suma importância, para os umbandistas, o conhecimento das estruturas de nosso corpo físico para melhor desenvolver seu trabalho e atender às entidades, principalmente as que vêm para os trabalhos de cura. Por isto é importante que conheçamos um pouco mais sobre os centros energéticos denominados “chacras”, que exercem influências positivas ou negativas em nossos corpos, de acordo com o peso de nossa vibração mental.
A palavra chacra ou chakra vem do sânscrito e significa “roda”. Os chacras são centros de força por onde os campos magnéticos dos corpos espirituais se ligam ao corpo físico.
São em número de sete e possuem basicamente três funções: manter a vitalidade do corpo físico, desenvolver a consciência e receber e transmitir energia espiritual.
Os principais chacras do nosso corpo estão alinhados em sentido vertical: os cinco inferiores vão da base da coluna vertebral até o crânio, e os outros dois, ficam situados entre os olhos e o alto da cabeça.
Cada um dos chacras (centros de irradiação) possui ligações especiais com alguns órgãos do corpo e com alguns estados de consciência. Estes centros de energia cuidam do equilíbrio do corpo físico, intelectual, emocional, mental e espiritual do homem.
São eles:
Chacra coronário (sahrasrara): é o sétimo chacra e localiza-se no topo da cabeça. Dos sete básicos, é o mais importante, pois é responsável pela irrigação energética do cérebro. Quando bem desenvolvido, facilita a lembrança das projeções da consciência. Sua vibração de cor atuante é o branco. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxalá, sendo o melhor dia de absorção de influências a sexta-feira. Seu símbolo é a Flor de Lótus. Seus cristais de energização são: topázio imperial, cristal claro, diamante, quartzo turmalinado, quartzo rutilado e citrino.
Chacra frontal (ajna): é o sexto chacra e localiza-se entre os olhos e está ligado à glândula hipófise. È o responsável pela irrigação energética dos olhos. Quando em atividade, gera uma palpitação na testa, como se fosse um coração batendo.Sua vibração de cor atuante é o amarelo. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Senhoras (Oxum, Yemanjá, Yansã e Nanã) sendo seu melhor dia de absorção de influências o sábado. È também chamado “chacra da terceira visão”. Seu símbolo é a estrela de seis pontas. Seus cristais de energização são: sodalita, azurita, lápis lázuli, safira, fluorita e ametista.
Chacra laríngeo (vishuddha): é o quinto chacra e localiza-se na garganta e está ligado à glândula tireóide. É responsável pela irrigação da boca, garganta e sistema respiratório. É considerado um filtro que bloqueia as energias emocionais. Sua vibração de cor atuante é o vermelho. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ibeji sendo seu melhor dia de absorção de influências o domingo. Seu símbolo é a lua crescente. Seus cristais de energização são: amazonita, turquesa, água marinha, turmalina azul e topázio azul.
Chacra cardíaco (anahata): é o quarto chacra e localiza-se no coração e está ligado à glândula timo. È responsável pela irrigação do coração e considerado um canal de movimentação das emoções, sendo o mais afetado pelo desequilíbrio emocional. Sua vibração de cor atuante é o verde. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Xangô sendo seu melhor dia de absorção de influências a quarta-feira. Seu símbolo é a cruz. Seus cristais de energização são: malaquita, esmeralda, turmalina verde, quartzo rosa, turmalina rosa e rodocrosita.
Chacra umbilical ou solar (manipura): é o terceiro chacra e localiza-se no plexo solar. È responsável pela irrigação do sistema digestivo. Quando é bem desenvolvido, facilita a percepção de energias. Sua vibração de cor atuante é o alaranjado. Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Ogum sendo seu melhor dia de absorção de influências a terça-feira. Seu símbolo é o círculo. Seus cristais de energização são: citrino, topázio, pirita, pedra da lua e olho de tigre.
Chacra esplênico (swadhistana): é o segundo chacra e localiza-se na região do baixo-ventre. È responsável pela irrigação dos órgãos sexuais e também pela vitalização do feto em formação. Sua vibração de cor atuante é o azul . Na umbanda este chacra corresponde à vibração de Oxossi sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o triângulo. Seus cristais de energização são: rubi, pedra da lua, ágata vermelha, âmbar e olho de tigre.
Chacra raiz ou básico: é o primeiro chacra e localiza-se na base da coluna e está ligado às glândulas supra-renais. È responsável pelo estímulo direto da energia e circulação do sangue. Sua vibração de cor atuante é o violeta. Na umbanda este chacra corresponde à vibração das Almas sendo seu melhor dia de absorção de influências a segunda-feira. Seu símbolo é o quadrado. Seus cristais de energização são: turmalina negra, obsidiana, ônix, quartzo fumê, granada e cristal turmalinado.
Se prestarmos atenção quando uma entidade aplica passes, ela geralmente o faz tocando nos pontos de posicionamento dos chacras. Os passes nada mais são que uma forma de transferência de energias para equilíbrio dos centros de força do ser.
Fontes de Pesquisa nos sítes:
wvw.umbandaracional.com.br/
www.povodearuanda.com.br/
http://desocultandocuriosos.blogspot.com/
wvw.umbandaracional.com.br/
www.povodearuanda.com.br/
http://desocultandocuriosos.blogspot.com/
Retirado do blog: Espiritualizando com a Umbanda
Assinar:
Postagens (Atom)



